"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astrosou para o sorriso das vacas." Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)
«La photographie est devenue un prétexte pour aller vers l’autre, vers ceux qui par leur mode de vie simple, communautaire et chaleureux, me sont proches.»
Georges Dussaud
«Trás-os-Montes é muito fotogénico. É teatral. Os interiores são rústicos, com a luz crua da pintura holandesa, como nos interiores de Vermeer. Trás-os-Montes é uma região autêntica. Autêntica, mas não folclórica. Miguel Torga dizia que quando os camponeses saem para o campo com o rebanho parece que levavam uma constelação de estrelas atrás do capote. É isso. É essa poesia.»
(Georges Dussaud, quando da inauguração do Centro de Fotografia com o seu nome, em Bragança)
Georges Dussaud foi homenageado, há dias, em Bragança.
«Os pobres só têm uma utilidade para o nosso país, votar com diploma de burro no bolso.» A fazer fé na comunicação social, frase proferida por Jair Bolsonaro, entretanto eleito Presidente da República Federativa do Brasil.
«Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.»
Nelson Rodrigues
Não chamo idiota ao eleito, esse é "chico-esperto", se aproveita dos idiotas.
Exposição que celebra os 90 anos de idade de João Abel Manta e os 40 anos da publicação do conjunto de desenhos Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar.
A exposição inclui, também, trabalhos em que o autor reflecte sobre Portugal e a sua História, abrangendo o período pós-Salazar e o PREC.
«Nascido em Lisboa em 1928, João Abel Manta alinhou desde cedo
pela oposição ao Estado Novo enquanto dividiu a sua vida profissional e
artística pela arquitectura, a gravura, o desenho, o cartoon, a cenografia, a
ilustração e o design gráfico. Premiado no país e no estrangeiro, os seus
desenhos e colagens para a imprensa durante o marcelismo e o período revolucionário
de 1974-75 deram-lhe fama duradoura. Deixou-nos uma obra-prima chamada
Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar (1978).»
«Um individualista assim, de tamanhas ferocidades contra o
fácil e o demagógico; um artista tão trabalhado e paciente como uma pétala de
mil nervuras; e sempre que necessário tão directo (às vezes em perfil grosso,
sublinhado). A recusa de João Abel às seduções do habitat dos artistas
contentados vem daí, do traço natural da sua exigência.»
«(...) em vez da galeria foi-se ao jornal e ao cartaz, em vez do
investimento plástico do cheque e da glória à vista, empenhou-se na crítica
imediata da nossa realidade de todos (...)»
O historiador Borges Coelho parece ter sido (re)descoberto, agora que cumpriu os 90 anos de vida (7 de Outubro).
Foi ouvido pela Agência Lusa (e citado em vários jornais) a propósito do Museu das Descobertas ou da Expansão ou qualquer que seja o nome que venha a ter, são reeditadas obras suas e a Editorial Caminho promove um ciclo de palestras em sua homenagem, durante a próxima semana, na Livraria Buchholz (R. Duque de Palmela), sob o título O Trabalho do Historiador (sessões com entrada livre).
Recordo o seu poema Paisagem, musicado e cantado por Luís Cília (1967), poema escrito na prisão de Peniche, onde esteve detido entre 1957 e 1962 O porto e a vila eram a paisagem possível de quem estava naquela prisão.
«Escrevo, sim, mas soberana é agora a modéstia com que escrevo. Há uma discrição fundamental em tudo o que tenho a dizer. A minha voz deverá ser extremamente ténue, delicada, fiel a esse "quase nada" que é a minha parte inalienável.»
«Começo por visitar a casa onde Agustina nasceu. (...) Passamos pela antiga Câmara do concelho, pelo velho pelourinho, e descemos a rua até uma casa de pedra, de fachada ampla, erguida mesmo rente à estrada. Tem portas de armazém e um portão de ferro pintado de prata, que deita para um pequeno patamar lajeado, a partir do qual dois pequenos lanços de degraus de pedra dão acesso à casa. Está quase em ruínas e prestes a ser vendida, anuncia o meu guia. (...) O dono cumprimenta-nos e abre-nos as portas. Acedemos ao pátio, subimos ao andar superior. Atravessamos um largo corredor envidraçado, onde a claridade levanta uma poalha luminosa. Ao fundo, transpondo uma porta pintada de amarelo ocre, há um quarto forrado de papel azul, com uma janela sobre o pátio, onde o sol se reflecte especialmente. Foi aqui, noutro Outubro, que Agustina nasceu. Sei que nessa tarde chovia torrencialmente, "aquela chuva do fim do Verão, ríspida e quase alegre". Virado a Sul, era o quarto mais iluminado e aquecido da casa, mas, nesse fim de tarde chuvosa, lá dentro já devia estar escuro. Suponho que os candeeiros de azeite iluminassem frouxamente o espaço. Que já tivessem caído as folhas das glicínias. E que a água formasse poças no estreito patamar lajeado. Pelas seis da tarde, estando o vento de feição, deviam ouvir-se os sinos do mosteiro de Travanca. Sem que se soubesse, aquela casa convertia-se num lugar.»
Isabel Rio Novo
Agustina Bessa-Luís nasceu a 15 de Outubro de 1922, em Vila Meã.
«Remodelação ministerial. De surpresa. Mas logo saltam à praça as feras televisivas. São os comentadores e os intérpretes do dia. Eles sabem tudo, dizem tudo, não deixam que ninguém pense pela própria cabeça. Estão todos em grande, em triunfo e em glória - mesmo os poucos que não lutaram por uma causa nem tiveram uma finalidade pessoal na sua ânsia de doutrinação política. Sendo assim, o pobre de mim dispensa-se de pensar, de dizer, de discutir o óbvio e o obscuro.»
«A demissão de Azeredo Lopes é uma derrota do Governo e uma Grande Derrota do Estado. O que deveria ter sucedido era uma GRANDE VASSOURADA numa instituição que goza em Portugal de um estatuto fortemente desajustado da realidade. As Forças Armadas tornaram-se uma casta intocável, um submundo onde tudo pode acontecer impunemente. (…)»
«Nessa Calçada do Sol que só tinha casas construídas de um lado para se ver o longo panorama de Lisboa em que, certa madrugada, ouvi um tiro de canhão para o povo se reunir na Rotunda e descer aos tiros até à Câmara onde se proclamaria a República. Muitos revolucionários usavam chapéus altos e outros, mais radicais, chapéus de coco. (...) Mas a palavra República é que nos apaixonava. Tinha lá tudo dentro e resolvia todos os problemas do mundo - esperança de barrete frígido.»
José Gomes Ferreira, Calçada do Sol
Miradouro do Monte Agudo (ali perto da antiga Calçada do Sol)