"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 10 de março de 2013

Que sonhos são possíveis?

José Gil, em entrevista ao DN e à TSF, em Gente que conta, chega para todos: Governo, PR, principal partido da oposição, "gente" em geral...

Da manifestação do dia 2 de Março, diz ser «um protesto, porque o que se está fazendo é a abolição da existência possível das pessoas.»

Sobre quem governa e ocupa a mais alta função do Estado pergunta «(...) eles estão a quantas léguas? A milhares de léguas da população e da realidade!»

Ao principal partido da oposição acusa de não ter alternativa - «um socialismo para apresentar» - o que «só se explica pela preguiça mental do aparelho do partido».

«Os portugueses, pela primeira vez, estão a entrar numa mudança da sua mentalidade profunda, quer dizer, eles não se vão já contentar com o tal paradoxo (...), fugir sempre à realidade. Pela primeira vez o português encontrou a realidade. Como? Quando lhe tiraram tudo, todas as possibilidades. Ele agora já não tem que sonhar porque ele não pode sonhar.»



Sem comentários:

Enviar um comentário