"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 24 de março de 2013

O Abade Correia da Serra na América

Serpa - Estátua do Abade
O abade que está à sombra da oliveira, natural de Serpa, distinto naturalista e co-fundador da Academia das Ciências de Lisboa, viveu entre 1750 e 1823.
Tendo estudado em Nápoles e Roma, vivido em Londres e Paris, conviveu com muitos ilustres da sua época, entre os quais um dos redactores da Declaração de Independência dos Estados Unidos e seu 3.º Presidente da República, Thomas Jefferson.

José Francisco Correia da Serra nasceu em Serpa,
no prédio junto ao qual está o automóvel (à esq.)
E na mansão de Jefferson, em Monticello, existe o Quarto do Abade, em homenagem ao hóspede Correia da Serra, que, tendo ido para os Estados Unidos em 1812, se tornaria embaixador de Portugal junto do Governo americano (1816 a 1820).
Conhecedor profundo de diversos ramos das ciências, sobretudo de botânica, Correia da Serra ganhou a elevada admiração do próprio Jefferson, que lhe chamou um Savant of Europe. O português fazia anualmente a sua “peregrinação” a Monticello (assim chamava às suas visitas) e foi a única pessoa de fora da família a ser convidada para ali viver.

O retrato do Abade lá está,
no quarto com o seu nome
E com o Abade o Presidente terá falado do seu sonho de plantar sobreiros nos Estados Unidos, desde 1786, quando fazia parte da Associação Agrícola da Carolina do Sul.
Jefferson conhecera o sobreiro em Inglaterra (!) e em França, e foi de Paris que enviou uma caixa de landes de sobreiro, em 1787 (estava a França à beira da Revolução). Mas as “sementes” já não teriam chegado em condições e nenhum sobreiro vingou.
Em 1826, pouco antes de morrer, ainda Jefferson propunha a um professor de história natural da Universidade de Virgínia a plantação de sobreiros. A 4 de Julho desse ano (data do aniversário da independência), Jefferson morreu sem concretizar o seu sonho.

Monticello

Como escreveu Vieira Natividade, o grande especialista da subericultura, “A cultura do sobreiro é uma cultura rica nos nossos solos pobres, é uma cultura pobre nos solos ricos do continente americano.»

Serpa, localizando-se numa província suberícola, não se distingue especialmente pelos seus sobreiros. Mas tem as oliveiras. Por isso o Abade lá está, à sua sombra.


Para saber mais sobre a relação do Abade Correia da Serra com Thomas Jefferson, pode ser consultado o site sobre a mansão de Monticello.

Sem comentários:

Enviar um comentário