"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sobreiro - Árvore Nacional de Portugal

«O sobreiro é uma árvore de eleição – presença indispensável da nossa paisagem, da nossa cultura, da nossa memória histórica e geográfica e da nossa riqueza económica e ambiental.

Contribui, pela área que ocupa e pela sua matéria-prima, a cortiça, única nas suas características, para colocar o país no primeiro lugar à escala mundial, quer na produção quer na transformação e comércio.
O sobreiro, pela sua longevidade – em média 150 anos, mas podendo atingir bastante mais – é também um símbolo de solidariedade intergeracional, porque quem planta um sobreiro o faz sempre para as gerações futuras, para a posteridade.
(...)

Pela sua importância económica, social, ambiental, paisagística, histórica e cultural, o sobreiro pode bem ser considerado a árvore-símbolo de Portugal.»
José Neiva Vieira, in Quem diz cortiça, diz Mundet, Ecomuseu Municipal do Seixal (2010)

Ontem, o Parlamento aprovou, por unanimidade, o Projecto de Resolução n.º 123/XII/1.ª, que institui o sobreiro como a Árvore Nacional de Portugal – um novo símbolo.
Que desse reconhecimento resulte algo que proteja e ajude a desenvolver a produção da cortiça e dos produtos dela derivados, concretizando o que o Eng. Neiva Vieira sustenta: que a defesa, conservação e valorização do sobreiro devem ser «um objectivo estratégico nacional e um dever colectivo.»


J. Vieira Natividade junto a um sobreiro
No projecto é citado Joaquim Vieira Natividade (1899 – 1968), o grande especialista mundial do sobreiro e da cortiça, autor de Subericultura, a “Bíblia da cortiça”, que afirmava «Nenhuma árvore dá mais exigindo tão pouco.»





Este ano, as árvores de Natal no nosso país deviam ser sobreiros!


1 comentário:

  1. A iniciativa até é bem lembrada. Posto isto, cá estaremos para ver os frutos de tal distinção.
    Memórias de um sobreiro: baloiço artesanal para matar as longas horas vagas da vida de uma criança de férias no interior.

    ResponderEliminar