"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Responsabilidades

“Não venham com a cantiga que somos todos responsáveis pela crise porque todos vivemos acima das possibilidades. É responsável quem governou, sacou, delapidou e desviou os dinheiros públicos.”

Rui Rangel, Correio da Manhã, 27 de Outubro de 2011



«Vós desuniste-nos, dilaceraste-nos (...); contastes-nos como reses para nos vender, cabeça a cabeça, no mercado da agiotagem. (...) Esta pobre terra já não é senão um pedaço de terra como qualquer outra, uma província para um reino - reino, nação, país, não torna a ser. Não vos iludais; acabou, e acabou às vossas mãos. E se o fizesse a ambição, este desbarato fatal, era ao menos um nobre motivo. Mas não, fê-lo a cobiça, a vulgar e sórdida cobiça. Tanto gastar, tanto esperdiçar, tanto entesourar de uns, tanto jogar de outros, aqui nos trouxeram. Portugal está pobre, desanimado, sem fé, e na frase da Escritura, "sem pão, nem palavra".»
Almeida Garrett, discurso parlamentar (1842?)



Sem comentários:

Enviar um comentário