"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 11 de dezembro de 2011

Não se ensina a silvicultura do sobreiro em Portugal

Em contraste com as duas mensagens anteriores, e segundo o que foi afirmado no mês passado num seminário, em Grândola, não existe nos cursos universitários ligados à floresta uma cadeira que aborde a silvicultura do sobreiro.

O sobreiro é a segunda espécie florestal nacional, ocupando cerca de 737 mil hectares (dados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais de 2005). Portugal é o principal produtor mundial de cortiça. A maior mancha de montado do mundo está localizada nas bacias do Tejo e do Sado e chega quase a meio milhão de hectares.
O montado é o suporte de outras actividades económicas e tem um papel importante no âmbito da preservação da biodiversidade, mas também não existe no país um projecto para a revitalização do montado de sobro, nem sequer há um tratamento de dados referente ao abate na espécie.
Segundo os especialistas, o declínio do montado de sobro “está a colocar em causa a sobrevivência de muitas comunidades rurais do interior alentejano”.

Imagens do site da Fundação João Lopes Fernandes

Quem finge que nos governa não sabe o que faz (nem sabe o que fazer) e a natureza dá nozes bolotas a quem não tem dentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário