"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 10 de junho de 2018

Onésimo Teotónio Almeida - 10 de Junho

Habitualmente, não ligo ao 10 de Junho.
Mas, este ano, algo me fez prender a atenção: Onésimo Teotónio Almeida é a personalidade que preside às comemorações do Dia de Portugal, que se desenrolam entre Ponta Delgada e Boston.
O convite fez todo o sentido: Onésimo de Almeida é natural da ilha de São Miguel e é Professor Catedrático da Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, perto de Boston.

Doutorado em filosofia, é um extraordinário cronista e um conversador nato, num trato afável, simples mas sabedor, daquelas pessoas que têm sempre histórias interessantes para contar e com quem se aprende sempre - é ouvir a entrevista que deu, na Antena 1, a Maria Flor Pedroso, a propósito da sua nomeação, e ficamos com pena que a mesma chegue ao fim.

Deve ser a pessoa que mais escreveu sobre a comunidade luso-americana (sobretudo a açoreana*), aquilo a que chama o "mundinho imenso da L(USA)lândia", "uma porção de Portugal rodeada de América por todos os lados."

*açoreana propositadamente com e, como devia ser sempre.



Sem comentários:

Enviar um comentário