"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 23 de junho de 2018

Maio de 68 - 50 anos (18)

23 de Junho
Teve lugar a 1.ª volta das eleições legislativas depois da dissolução da Assembleia Nacional pelo Presidente Charles de Gaulle, para responder à crise de Maio de 68.

Sessão em que o Presidente da Assembleia Nacional anunciou a dissolução deste órgão.

Para estas eleições, os gaullistas formaram a UDR (Union pour la Défense de la République). O tema da campanha foi simples e eficaz: a defesa da ordem e a denúncia da ameaça subversiva e totalitária representada pelo Partido Comunista. Ao lado da UDR encontravam-se republicanos independentes e centristas moderados. 

À esquerda, o Partido Comunista e a FGDS (Fédération de la Gauche Démocrate e Socialiste) procuraram demarcar-se da desordem originada pelas movimentações estudantis. Só o PSU (Parti Socialiste Unifié) reivindicou a herança dos temas dos estudantes de 68 (não chegando a eleger qualquer deputado, apesar de quase 1 milhão de votos).

Dia 30 será a 2.ª volta...


Sem comentários:

Enviar um comentário