"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 30 de junho de 2018

Maio de 68 - 50 anos (23)



«O Maio de 68 não é uma luta de morte para ninguém. É uma insurreição do verbo. (…) Os revolucionários de Maio estão dispostos a tudo menos à verdadeira revolução».
Laurent Joffrin, Maio de 68, uma história do movimento

O historiador britânico Tony Judt considera que as revoltas estudantis de Maio de 1968, em França, foram um "psicodrama" que entrou na mitologia popular "quase de imediato" como objecto de nostalgia.

«O fracasso de Maio de 68 é que hoje já não há mais utopias.»
Henri Weber  (ex-manifestante e ex-líder da Liga Comunista, depois senador e deputado europeu pelos socialistas)



«Quem os viveu [acontecimentos de Maio] fica sempre marcado por eles, independentemente da sua evolução.»
José Pacheco Pereira

«Eu fui testemunha e hoje parece-me um sonho. Foi o homem na sua pureza, na sua tensão máxima que se bateu contra a natureza naturata sob a forma social. Nunca fales de Maio como quem sabe o que foi, porque é difícil explicá-lo até a quem assistiu. Aqui te digo sem hesitação que foi o maior acontecimento do século XX e que as suas consequências se farão sentir ao longe no tempo. (...) o Maio de Paris é um momento da história da civilização; mais um momento em que a história é transcendida.»
António José Saraiva


Miró, Maio 1968


Sem comentários:

Enviar um comentário