"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Reflexões sobre a arte moderna

Numa galeria italiana de arte, a empregada de limpeza enviou para o lixo componentes da instalação de arte ali exposta, por pensar que era... lixo.
O autor da obra artística - avaliada em 15 mil dólares - pretendia que a instalação "interagisse directamente com o espaço". Por essa razão, alguns elementos (incluindo jornais, cartões e miolos de biscoitos!) estavam, de propósito, espalhados pelo chão.
Dizem que os estragos vão ser cobertos pelo seguro.

Alguns pontos de reflexão:
Alguma arte contemporânea parece confundir-se com lixo.
Acho que há uma tentativa clara de ludibriar a companhia de seguros. O seguro vai cobrir o quê? Jornais velhos? Cartões? Miolos de biscoitos?! É tão fácil de fazer - ponham lá meia dúzia de miúdos a comer biscoitos e a interacção será enorme.
Queixam-se de quê? O objectivo do artista parece ter sido plenamente conseguido - nunca a interacção de uma instalação com o espaço (e um observador crítico e interessado desse espaço) poderia ter um resultado mais eficaz.
A empregada deverá ter uma boa avaliação no desempenho das suas funções. E deveria, ainda, ter um aumento, porque a sua intervenção, sendo notícia, terá servido para uma divulgação ainda mais alargada da exposição.



Imagens de uma outra instalação onde uma outra empregada diligente resolveu pôr a instalação no lixo - Eyestorm Gallery, Londres, instalação de Damien Hirst (2001).


P.S. - Quando a senhora que mora cá em casa me disser que tenho as coisas desarrumadas, explico-lhe que não se trata nada de um desarrumo mas sim de uma instalação de arte. 




Sem comentários:

Enviar um comentário