"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 29 de dezembro de 2013

Rubens, Brueghel, Lorrain - A Paisagem Nórdica do Museu do Prado


No Museu de Arte Antiga, um conjunto de cerca de 60 pinturas de grandes mestres do século XVII, do centro da Europa, nomeadamente Brueghel, Rubens e Lorrain, representando paisagens.
São obras que pertencem ao Museu do Prado (Madrid) mas que agora são possíveis de ver em Lisboa, até 30 de Março, organizadas em 8 pequenos núcleos temáticos: A montanha; A vida no campo; Paisagem de gelo e neve; O bosque; Rubens e a paisagem; No jardim do palácio / paisagens exóticas, terras longínquas; Paisagens de água; Na Itália pintam a luz.

Jan Brueghel, o Velho, e Joos de Momper, o Jovem - Mercado e lavadouro na Flandres

Peeter Snayers - Cerco de Aire-sur-la-Lys

Jan Brueghel, o Velho, e Joos de Momper, o Jovem -
A Infanta Isabel Clara Eugénia no Parque de Mariemont

Consegui avistar as paisagens, mesmo no meio de uma floresta de cabeças e de corpos.
Parece que meio mundo resolveu ir hoje ao MNAA, mesmo com as entradas a 6 €. Será o espírito de Natal que chegou à arte.



P.S. - O título da exposição é geograficamente enganador: Nórdico, na Europa, é o que se refere aos países escandinavos, à Islândia e à Finlândia. A grande maioria dos artistas expostos são do centro da Europa e as suas pinturas dizem respeito, maioritariamente, às paisagens das regiões de que são naturais, quer sejam retratos da realidade quer sejam efabulações (em que a paisagem conhecida - física e social - não deixa de estar presente).


Sem comentários:

Enviar um comentário