"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Árvore

Em 2013, cumpriu meio de século de vida A Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, fundada na cidade do Porto por um grupo de artistas plásticos que pretendiam criar melhores condições para a produção e difusão cultural.
Símbolo da criação artística independente, a cooperativa cultural nasceu numa época e num meio em que a criação livre era difícil.

Com a sede localizada num antigo edifício junto ao Passeio das Virtudes, tem já uma longa e preciosa história de promoção de variadas acções culturais e de revelação de valores artísticos. Favoreceu, ainda, o debate cultural, o contacto dos artistas com o público e o diálogo entre diferentes gerações de intelectuais e tendências artísticas.

No Verão, tive oportunidade de visitar, na Biblioteca Almeida Garrett (jardim do Palácio de Cristal - Porto), uma das exposições com que a cooperativa tem comemorado o seu 50.º aniversário.







As festividades prolongam-se até Maio.


Sem comentários:

Enviar um comentário