"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Dia da Imaculada Conceição, a Padroeira de Portugal

Retábulo de Nossa Senhora da Conceição, séc. XVII
Museu Machado de Castro
É o dia que a minha mãe considerava como o verdadeiro Dia da Mãe.

Imaculada Conceição - Igreja Matriz
de Vila Viçosa
Em Portugal, o culto da Imaculada Conceição foi oficializado por D. João IV, o primeiro rei da dinastia de Bragança, devoto da Virgem.
Foi perante a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Igreja Matriz de Vila Viçosa que D. João IV, o rei da Restauração, no dia 25 de Março de 1646, depôs a coroa real aos pés da Virgem, que passaria a ser, doravante, rainha de Portugal.
Após esse momento, nunca mais os reis de Portugal puseram a coroa sobre a cabeça.

Situada dentro dos muros medievais do castelo da vila, a Igreja Matriz ou Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também é conhecida por Solar da Padroeira, nela se encontrando a imagem da Santa.
Esta imagem, segundo a tradição, terá sido oferecida por D. Nuno Álvares Pereira, o herói da independência em 1383-1385 e cuja filha foi a primeira duquesa de Bragança - casou com D. Afonso, filho de D. João I, o primeiro titular.

Igreja Matriz de Vila Viçosa ou
Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Interior da Igreja Matriz de Vila Viçosa

Sem comentários:

Enviar um comentário