"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 17 de março de 2012

Mosteiro de Tibães - Jantar de S. Bento

O Mosteiro de Tibães voltou a entrar-me em casa.
A Fátima enviou-me a notícia do Jantar de S. Bento, a realizar no próximo Sábado, dia 24.
O jantar integra-se nas comemorações dos 25 anos da aquisição do mosteiro pelo Estado (1986), via IPPAR, que procedeu à sua musealização e abertura ao público.
Dez anos depois após a sua compra, decorreu um processo de recuperação restauro e reabilitação de partes do mosteiro, antiga Casa-Mãe da Congregação dos Monges de S. Bento em Portugal, beneficiada por ricas doações, nomeadamente do Conde D. Henrique, de D. Teresa e de D. Afonso Henriques, ou não fosse a Ordem de origem borgonhesa e um dos tios de D. Henrique seu abade.

O objectivo de reinstalar uma comunidade religiosa no antigo noviciado, que gere uma hospedaria e um restaurante, já foi atingido.
O mosteiro é monumental e merece (se merece!...) uma visita demorada - um fim de semana (a hospedaria não é cara, o restaurante é muito bom - pelo menos, o que comi e bebi - as irmãs, de várias nacionalidades, muito acolhedoras).
A ementa de dia 24 promete, como se pode ver - incluindo receitas, ou não saberíamos o que eram as sopas de vaca contrafeitas ou sopa de vacas contrafeitas...
As contrafeitas serão as sopas ou as vacas?











Restaurante - será aqui o jantar de S. Bento?
Não são muitos os lugares















Painel de azulejos do claustro do cemitério 

Sem comentários:

Enviar um comentário