"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 16 de setembro de 2012

O Cabo Espichel e N.ª Sr.ª do Cabo

Hoje de manhã, encontrei-me envolvido, de alguma forma, nas festas em honra de N.ª Sr.ª do Cabo, em Linda-a-Velha.
A princípio não estava a ver a ligação entre a Sr.ª do Cabo (Espichel) e esta banda. Depois, recuperando informação, o espírito foi-se iluminando, sem recurso a qualquer efeito milagroso.
Seguindo uma antiga tradição, a imagem da Santa faz o chamado "Giro dos Saloios" - todos os anos visita uma freguesia diferente de um concelho da margem Norte, num conjunto de 26 freguesias dos concelhos de Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras e Sintra. No caso de Lisboa são as freguesias de Ajuda e Benfica.
Ao fim de 26 anos, a Santa (peregrina) reinicia o ciclo.


E eu, desta margem Norte, da minha janela, todos os dias a ver o Cabo Espichel ao longe.
E lembrei-me dos caderninhos de desenho do rei D. Carlos. Num deles lá está desenhado a lápis o Cabo Espichel e escrito o nome de Nossa Senhora do Cabo.


1 comentário:

  1. Grata pelo esclarecimento e pela "companhia". (O tempo de antena não permitiu que se ouvisse mais solos, infelizmente.)

    ResponderEliminar