"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fiéis à nossa matriz

Reproduzo um texto do Sorumbático e um dos comentários a esse texto.
«UMA TERRA em que o ministro da Economia recorreu ao exemplo dos pastéis de nata, como um produto nacional de sucesso, para mostrar que o esforço de internacionalização dos produtos portugueses falhou nas últimas décadas, não é um País é uma anedota pornográfica.
(...)
Estou farto. Estou farto de ouvir quotidianamente as mentiras do Dr. Pedro Passos Coelho; estou farto de ser roubado quotidianamente pelo Professor Vítor Gaspar; estou farto de ser agredido quotidianamente pelo Dr. Álvaro Santos Pereira, que tem muito orgulho em ser Português e não se cansa de dizer baboseiras; estou farto do Dr. Paulo Portas, do Dr. Paulo Macedo, do Dr. Miguel Relvas. Finalizando, estou farto das asneiradas e das baboseiras do Prof. Aníbal Cavaco Silva.»
Antunes Ferreira, http://sorumbatico.blogspot.com/ 14 de Janeiro de 2012

Comentário ao texto:
«Este país é desesperante de tanta estupidez. Se o Gaspar a taxasse não mais haveria défice. Os nossos governantes são de uma visão bacoca e o povo não sabe argumentar porque falta-lhe o básico: capacidade de analisar o mundo em que vive.

Um povo educado para isto mesmo não pode, porque não sabe, abstrair-se da árvore que tem à frente e o impossibilita de a floresta ver.»

Comparem o teor deste comentário ao excerto do Júlio Dinis, aqui reproduzido.
Quase 150 anos não nos separam! Portugal está reconhecível.

Sem comentários:

Enviar um comentário