"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Jantar com 9.º 2 (para mim 5.º/6.º 2 - 1999/2001)

Obrigado pelo vosso convite para jantarmos.
Até há poucos dias não pensaria possível este reencontro: só fui vosso professor no 2.º Ciclo (já há uns bons anos!...),  e estive fora da escola - no Ecomuseu do Seixal - enquanto fizeram o 3.º Ciclo, embora vos tenha acompanhado na Viagem de Finalistas (9.º ano). Os contactos foram muito dispersos.
O facebook tem estes aspectos positivos (e só o inesperado pedido da Inês me fez ficar lá, como contei).

Foi uma surpresa agradável e foi um prazer ter estado convosco.
Gostaria de ter reencontrado os restantes elementos da turma, mas numa altura de férias e com o tempo apertado é difícil conseguir a presença de muitos.
É bom ver ao vivo que estão bem, muito saudáveis, mentalmente saudáveis, ouvir-vos falar de planos para o futuro: mestrados, doutoramentos, projectos...
Como vocês crescem!...
E ao saber do vosso percurso como estudantes e dos vossos planos futuros, mais me convenço da veracidade de umas frases que repito sem me lembrar de quem foi o autor:
«Ao fim de alguns anos de experiência mais ou menos dolorosa, todos os professores descobrem que não ensinam nada. Têm, ou não, a sorte de ter alunos que aprendem.
O seu trabalho será "apenas" seduzi-los para que queiram aprender mais.»

Convosco eu tive a sorte de ter tido alunos que queriam aprender (o que hoje é raro).

2 comentários:

  1. Apesar de não ter sido meu professor, agradeço.
    Há dias em que me lembro do passado e fico a pensar o quanto preguiçoso era a estudar :) mas hoje em dia tento adquirir um pouco de todos os conhecimentos que os professores têm transmitir.

    Cumprimentos,
    Nuno Marques

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Nuno, pelo teu comentário.
    Tiveste sorte em não ter sido meu aluno: nem queiras saber do que escapaste!
    E penso que tiveste sorte em ir parar à Turma 2. As turmas, o seu ambiente, fazem a diferença.
    Um abraço

    ResponderEliminar