"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os cortes de rating e a ida ao médico do Raúl Solnado

Esta história (mal contada) dos cortes de rating pelas agências faz-me lembrar a história (bem contada, em 1962) da ida ao médico do Raúl Solnado.
No hospital, «o médico começou a auscultar, a auscultar, a auscultar e disse:
- Tussa
E eu tossi.
- Tussa mais
E eu tossi mais.
- Tussa mais ainda.
Eu, cheio de boa fé, ainda tossi mais. E o médico disse:
- O que você tem é tosse!»

As agências (a que pagamos uns milhões) vão fazendo revisões em baixa do rating, porque pensam que Portugal não vai conseguir pagar.
Os juros aumentam, nova revisão em baixa... porque desconfiam que Portugal não vai conseguir pagar.
Os juros aumentam, nova revisão em baixa... até ser impossível, naturalmente, que Portugal pague.
Nessa altura dirão: Nós não avisámos que Portugal não ia pagar?

Mas nós (Portugal/CE) pagamos a esses cromos para quê? O que é que nós lhes devemos?
Eu não compro nada a quem não confio!

Sem comentários:

Enviar um comentário