"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 27 de setembro de 2025

Bicentenário da primeira viagem de comboio

A 27 de setembro de 1825, realizou-se a primeira viagem de comboio com transporte de carga e passageiros, de Shildon a Stockton-on-Tees, passando por Darlington, na Grã-Bretanha. Foi o início de uma revolução nos transportes e na mobilidade.

Uma multidão estimada entre 40 mil e 50 mil pessoas reuniu-se no Condado de Durham, para assistir à primeira viagem ferroviária pública do mundo a utilizar locomotivas a vapor para o transporte de carga e de passageiros.

A locomotiva, a Locomotion N.º 1, puxou um conjunto de... 36 vagões.

A composição incluía um vagão construído especificamente para passageiros, chamado Experiment, mas, a julgar pela pintura que ilustra a viagem, há passageiros em outros vagões. 

Pintura de John Dobbin, representando o comboio na ponte sobre o rio Skerne

A viagem, de cerca de 42 km, chegou a alcançar a impressionante velocidade de 24 km/h, um feito de tirar o fôlego para a época e uma demonstração inegável do potencial do vapor.

Em Portugal, a primeira viagem de comboio realizou-se a 28 de Outubro de 1856. 


Sem comentários:

Enviar um comentário