Há 50 anos os Pink Floyd lançavam Wish You Were Here, a obra-prima que se segue a outra obra-prima, The Dark Side of the Moon.
O vinil vinha numa embalagem de polietileno preto, com um autocolante representando o aperto de duas mãos mecânicas sobre um fundo composto pelos quatro elementos: Água, Terra, Fogo e Ar. Por coincidência, cada membro dos Pink Floyd pertence a um signo dos diferentes elementos.
David Gilmour realça, exactamente, a capacidade de criar um clima emocional, desenvolvê-lo lentamente e deixá-lo repousar.
A abertura com os sintetizadores de Rick Wright é das aberturas mais memoráveis. Entramos no espaço cósmico!...
Nos meus 17 anos (acabados de cumprir), Wish You Were Here foi, com The Lamb Lies Down on Broadway, dos Genesis - outra obra genial - a banda sonora de dias e dias.
Continuam a ser música de cabeceira, que me ajudam a sintonizar comigo próprio.
Do disco se diz - e disseram os próprios músicos - que constitui uma homenagem a Syd Barrett, o "crazy diamond", o ex-companheiro da banda que, qual aparição premonitória, passou pelo estúdio onde os Pink Floyd realizavam as gravações.
Se diz comummente que explora os temas da ausência, da dificuldade das relações humanas, da alienação e das pressões da indústria musical.
«É o tipo de música - tal como em The Dark Side of the Moon - que nós os três compúnhamos, por vezes ao mesmo tempo. Acho que o melhor material dos Pink Floyd surgiu quando dois ou três de nós colaborávamos assim. Depois, perdemos isso, deixou de haver troca de ideias entre os elementos da banda.» (Richard Wright)
Sem comentários:
Enviar um comentário