"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Partiu tão cedo...

«(...) sempre pratiquei uma política cultural em todos os meus passos. Fiz-me respeitar pela minha cultura, pela minha identidade. Não havia ninguém que me conseguisse desviar, por maior que a sedução fosse. Por mais que a minha mãe quisesse que eu desfrisasse o cabelo, eu não o fazia. Percebi que o meu cabelo é bonito! Portanto, há um testemunho e uma política interna de me fazer respeitar por aquilo que sou. Por isso é que acho que todos os ativistas, se são da arte, têm de ser ‘artivistas’.»

Sara Tavares, em entrevista (Novembro de 2022) 

(e pensarmos o que poderia ser ainda a sua vida...)



Sem comentários:

Enviar um comentário