"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 12 de novembro de 2023

Grammys para todos os gostos, Joni Mitchell sempre!

 

Joni Mitchell at Newport foi nomeado para o Grammy de Melhor Álbum Folk. 

Vale o que vale...
Adoro Joni Mitchell, mas Álbum folk? Bem, foi gravado no Newport Folk Festival... talvez por isso.
Após o aneurisma, em 2015 (aos 73 anos), que a impediu de andar e de falar durante algum tempo, ninguém esperaria que voltasse aos palcos. Canta com as suas limitações, mas ainda com denodo, com emoção (emocionando). Talvez por isso, este disco tenha sido nomeado.

Joni Mitchell conta já com a atribuição de vários Grammys (9 ou 10), fora outras tantas nomeações, a maioria numa fase muito adiantada da carreira (a menos interessante, na minha perspectiva), alguns em categorias que não lembram ao careca.
Em contrapartida, as suas melhores obras (novamente a minha perspectiva) nem foram as premiadas. 
Os Grammys também valem o que valem... 

O último foi em Abril do ano passado, quando recebeu o Grammy de Melhor Gravação Histórica pela sua box Archives, Volume 1. E os seus arquivos continuam a ser editados, com toda a pertinência. São um tesourinho não deprimente - são, até, anti-depressivos!

Porque Joni já recebeu um Grammy Lifetime Achievement Award , um prémio especial concedido para artistas que, durante as suas vidas, fizeram trabalhos criativos ou tiveram contribuições de notável significado artístico, no fundo, um prémio de carreira, a nomeação deste ano devia ser para a categoria do Inesperado ou da Resiliência (palavra muito em voga), para quem numa fase tão adiantada da vida e perante uma tão grande adversidade, não desistiu de lutar por voltar a fazer o que mais gosta - será que também conseguiu voltar a pintar? -, contando com o contributo de vários artistas seus amigos e admiradores.

É bonito ver esse carinho e o reconhecimento do valor da sua obra, com as homenagens que lhe têm sido prestadas e a revisitação de temas seus.

Os Grammys valem o que valem, o conjunto da obra de Joni Mitchell vale muito mais, não há Grammys que lhe cheguem.



Joni Mitchell em Junho passado

Completou 80 anos no passado dia 7, não são só os Rolling Stones...


Sem comentários:

Enviar um comentário