"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 12 de dezembro de 2015

Acordo histórico de aplicação duvidosa


Não contesto os cientistas que vêem na acção humana desregrada uma causa do aquecimento global (como o faria?). Mas... será a causa determinante?
Ciclicamente, nos períodos interglaciais, em resultado da variação das radiações solares, verificam-se alterações climáticas, com um aquecimento natural. A acção humana poderá ajudar.

Não sou simpatizante do CO2 ou do metano e penso que será necessário encontrar o caminho de uma vivência ecologicamente sustentável.

Da acção do Homem, por histórica que possa ter sido a assinatura do acordo - tantas assinaturas! - tenho muitas dúvidas.
Quando é o dinheiro que está em causa... ui, ui!
É ver o que passou recentemente no rio Doce, no Brasil, a qualidade do ar que se respira em cidades como Pequim, a história da Volkswagen com a manipulação dos dados das emissões de gases poluentes...  Palavras...





Sem comentários:

Enviar um comentário