"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 26 de janeiro de 2014

Rolhas inteligentes ou rolhas para grandes vinhos


Um produtor italiano de rolhas de cortiça desenvolveu um sistema que insere códigos individuais nas rolhas. Isso permite que os consumidores possam aceder à história dos vinhos que façam uso dessas rolhas - de que forma o podem fazer é que não está muito claro nas notícias.

O sistema é complexo e envolve a impressão de um código na rolha, várias fotografias desta e passagem da informação para uma base de dados.
Essa base pode ser completada pelas informações que as empresas vinícolas que comprarem essas rolhas quiserem: origens do vinho, colheita, castas, data de engarrafamento, etc.
Suspeitas sobre o vinho que se esteja a consumir poderão ser esclarecidas pela análise da rolha por parte empresa vinícola.

Na Universidade de Aveiro, está a ser desenvolvida uma rolha de cortiça com um chip incorporado. Esse chip é capaz de dar informações sobre o vinho (ou outro líquido) engarrafado, como as datas de produção e de engarrafamento e também um registo das variações térmicas a que foi submetido.
Estas informações podem ser lidas por aparelhos como o smartphone.

O projecto está na fase de protótipo, havendo a ideia de integrar sensores que poderão da mais informações sobre o estado das bebidas.

Estas rolhas pretendem obviar à falsificação dos vinhos de topo e as rolhas com chip agradarão, certamente, aos bebedores mais exigentes.

A partir de agora, cá em casa, quando abrir um Château Lafite Rothschild ou um Richebourg Grand Cru, posso confirmar o seu pedigree e ter a certeza absoluta que não trocaram o precioso néctar por um humilde Camilo Alves ou Abel Pereira da Fonseca.

No futuro, as rolhas (como tudo, ao que parece) também serão rastreadas por GPS.
Os produtores vinícolas e de rolhas, o ministro das Finanças e o Director Geral dos Impostos, ficarão a saber onde e quando as "grandes" garrafas de vinho são abertas.

Escreveu Carlos Drummond de Andrade:

Respeito silencioso paira sobre a toalha.
A garrafa espera o gesto, o saca-rolhas espera
o gesto que há-de ser lento e ritual.

Ergue-se o pai, grão sacerdote prende a garrafa
entre os joelhos gira regira a espira metálica
até o coração do gargalo.
Não faz esforço não enviesa não rompe a rolha
É grave, simples, de velha norma.
(...)


Sem comentários:

Enviar um comentário