"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sauna em cortiça - "Experience the velvet touch"


Desenvolvida ao longo de um ano, foi apresentada na Feira das Piscinas de Lyon, já no final do ano passado, a primeira sauna de cortiça do mundo.
Esta sauna inovadora tem estrutura em madeira, sendo o exterior e interior revestidos a placas de cortiça.
A cortiça apresenta a vantagem de ser sustentável, não apresentar contracções ou dilatações, não empenar nem libertar odores, o que foi provado nos testes, onde as placas de cortiça estiveram cerca de 700 horas expostas a temperaturas acima dos 100º C.
A ideia foi do arquitecto-designer José Carlos Tinoco, que afirma encontrar-se a sua sauna num "patamar superior", pela qualidade dos materiais, facilidade de montagem e de transporte (é portátil) e eficiência energética - a cortiça, como mau condutor de calor, ajuda a um aquecimento mais rápido da sauna e à manutenção mais homogénea da temperatura.
A Sauna Lusa está a dar origem a uma linha de produtos de cortiça. José Carlos Tinoco já desenhou um "combinado" de sauna, banho turco e chuveiro e está a criar um conjunto de peças de mobiliário e de iluminação, tudo em cortiça, para inserir a sauna num determinado ambiente".

Sem comentários:

Enviar um comentário