"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 19 de maio de 2013

Diferentes luzes à beira-Tejo

Ainda (e sempre) por Lisboa, com Tejo e tudo.

Da World Press Photo, sobra uma ironia, como a do português Daniel Rodrigues, distinguido por uma fotografia a preto e branco onde um grupo de crianças joga futebol, na Guiné-Bissau, e as imagens-choque, com predominância do Médio Oriente.
O jovem fotógrafo português, desempregado, conseguiu a foto com uma máquina emprestada. É um duplo bom retrato... da situação de vida das crianças na Guiné e das gerações jovens no nosso país.

Em contraste com a luz e a alegria do mundo à beira-Tejo, o lado sombrio de fotos como a de Somayeh Mehri e de sua filha, Rana Afghanipour, ambas desfiguradas pelo ácido que lhes foi lançado pelo marido e pai.
Às fotografias de morte nas guerras, de tanto as vermos, já me habituei. Esta, um beijo que é o retrato do amor que liga mãe e filha - na inocente tristeza da criança de 3 anos, na mágoa da mãe, cega - toca-me. Abala-nos.
Que esse amor seja a luz que lhes permita ter esperança.

Victims of forced love, fotografia do iraniano Ebrahim Noroozi

Sem comentários:

Enviar um comentário