"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

terça-feira, 28 de maio de 2013

Estação ferroviária do Cais do Sodré

Há 50 anos caiu a cobertura de cimento da estação ferroviária do Cais do Sodré, provocando 49 mortos e dezenas de feridos.
28 de Maio, data do aniversário do golpe militar que instalou a ditadura (1926).
Soou que tinha sido uma acção da oposição. E houve quem tivesse feito a relação com a figura (incómoda para o regime) de Aquilino Ribeiro, falecido no dia anterior.


Por coincidência, 1926, data do golpe militar, também foi a data do início da construção do edifício da estação do Cais do Sodré, depois da pioneira electrificação da linha, para substituição do abarracamento que tinha esse uso desde o início do funcionamento da linha Cais do Sodré - Cascais (1895).
A cobertura em cimento sobre os cais, que desabou em 1963, já tinha sido um acrescento feito, cerca de 3 anos antes, à obra original do arquitecto Pardal Monteiro, falecido em 1957.

Sem comentários:

Enviar um comentário