"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lully

Giovanni Battista Lulli, italiano filho de moleiro, ou Jean-Baptiste Lully, bailarino na corte de Luís XIV, superintendente da música de câmara do rei, fundador da Académie Royale de Musique, "rei absoluto" da vida musical francesa durante cerca de duas décadas e meia, são a mesma pessoa.

E fico a pensar como é que um jovem filho de um moleiro italiano (dizem os livros), tinha 13 anos, chega à corte do reino de França, na condição de pajem e tutor da sobrinha de um marquês, se torna compositor - dizem que o mais influente na história da música francesa - e ascende aos referidos cargos?
Tinha de ser uma padaria fina!!!

A composição de óperas e bailados, sempre respondendo às exigências da corte do rei Sol, foi a sua especialidade.
Energia não lhe devia faltar. A mesma energia com que marcava o ritmo com um bastão, ao ponto de, um dia, bater com o bastão no pé, ferindo-se e morrendo da infecção da ferida.

Nasceu a 28 de Novembro de 1632. Há 380 anos.


 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário