"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Prof. Orlando Ribeiro

A RTP 2 assinalou o centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (16 de Fevereiro de 1911) com a passagem do documentário Orlando Ribeiro, Itinerâncias de um Geógrafo.

Quando o reconhecimento público do trabalho e da produção artística ou científica nem sempre acontece, é de saudar este acto de divulgação cultural, “exercício de memória”, num documentário de qualidade sobre este notável vulto da ciência portuguesa.
Orlando Ribeiro imprimiu um impulso decisivo à Geografia no nosso país, nas vertentes da investigação, do ensino universitário e da divulgação.
Doutorou-se muito cedo (1936), foi professor universitário, em Coimbra e Lisboa, tendo deixado uma vastíssima obra editada e um largo conjunto de discípulos.


Orlando Ribeiro, falecido em 1997, mantém-se vivo em: http://www.orlando-ribeiro.info/home.htm o que será revelador da importância da sua actividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário