"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cornflakes Kellogg's

Há 105 anos, foi criada The Battle Creek Toasted Corn Flakes Company, posteriormente conhecida como Kellogg Company. Na origem desta empresa esteve a experiência dos irmãos Kellogg na produção de pequenos-almoços à base de cereais no sanatório de Battle Creek, que se destinariam a doentes psiquiátricos.

Os primeiros cornflakes foram produzidos por acaso, ainda na última década do século XIX, devido ao esquecimento de trigo cozido dentro do forno. Assim se teriam obtido flocos ligeiros e crocantes.

Para mim, a história dos cornflakes remete para os 3 meses que passei de cama em resultado de uma hepatite. Foram as minhas férias grandes - Julho/Agosto/Setembro de 1968 - entre o exame da 4.ª classe e o 1.º ano do Preparatório, na Pedro de Santarém velhinha, antigo Convento de Santo António da Convalescença.

O acaso da descoberta dos cornflakes faz-me lembrar a do aglomerado de cortiça. Há esquecimentos que vêm por bem.
Pela parte que me toca, quando me esqueço de alguma coisa ao lume cheira sempre a esturro.

Sem comentários:

Enviar um comentário