"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Europa foi enganada


«Europa era filha de Agenor, rei de Tiro. Era tão bela que não passou despercebida à lubricidade de Zeus. Um dia, quando a jovem princesa colhia flores na praia, aproximou-se dela um touro de aspecto nobre e majestoso. A princípio, Europa atemorizou-se, mas pouco a pouco foi-se aproximando do animal, que docilmente se prestou às carícias da jovem. Sentada sobre o seu dorso deixou que ele a conduzisse, suave e vagarosamente, sobre a crista das ondas. Quando se apercebeu, viu-se transportada a galope e a desaparecer na bruma do mar. Escusado será dizer que este touro era Zeus.

Chegados a Creta, Zeus consumou o seu desejo por Europa, dando-lhe três filhos: Minos (futuro rei de Creta), Radamanto e Sarpédon. Mais tarde, Zeus concedeu-a em casamento ao rei da ilha, que adoptou os filhos divinos.

Este episódio mitológico agradou a poetas da Grécia Antiga que passaram a chamar Europa aos territórios para lá da Grécia.»
Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas

Desengane-se quem, pelo título, pensava que eu ia falar da Europa política, de Trump, do Irão... 

Rapto de Europa, mosaico romano do século III

Fresco de Pompeia
Rapto de Europa, Botero
Enlevo de Miss Europa, Nikias Skapinakis
9 de Maio - Dia da Europa
E as minhas vaquinhas estão seduzidas...


Sem comentários:

Enviar um comentário