"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 7 de março de 2015

Cottineli Telmo - E os arquitectos são poetas também!


Ou como uma exposição nos mostra a multifacetada e interligada actividade artística de Cottinelli Telmo (1897-1948).


Arquitecto, autor de banda desenhada, desenhador, pintor, cineasta, fotógrafo… uma figura da cultura portuguesa da primeira metade do século XX.

Desenhos para selos

Rodagem de A Canção de Lisboa, o filme que realizou 


Estação Sul e Sueste

Cottinelli foi o arquitecto coordenador da Exposição do Mundo Português (1940), celebração do Estado Novo enquanto herdeiro dos grandes feitos dos portugueses – a fundação da nacionalidade, os descobrimentos, a Restauração -, e nela colaboraram muitos artistas plásticos e arquitectos portugueses, numa interligação de áreas artísticas e culturais.

Dessa grande exposição, que mudou a face de Belém e que Cottinelli Telmo desejava efémera, restou a ideia de um monumento aos descobridores. O que foi um projecto temporário - transformou-se, já depois da sua morte, num monumento em pedra, frente ao rio.
É aí, no Padrão dos Descobrimentos, que a exposição pode ser vista, até 6 de Abril.



Padrão dos Descobrimentos
Inaugurado em 1960, por ocasião do 5.º centenário
da morte do Infante D. Henrique



Sem comentários:

Enviar um comentário