"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Coração civil

Comecemos pela "cunha" de Platini, o ex-jogador francês, actual presidente da UEFA.
A França nunca seria cabeça-de-série neste mundial de futebol, pois a sua classificação no ranking da FIFA não dava para isso. Mas arranjou-se maneira, que isto, para os grandes do futebol, há sempre maneira e os rankings são rankings enquanto convêm.
Os 8 cabeças-de-série passaram a ser 9!
Dos 9 (menos o Brasil, intocável enquanto país organizador) sorteou-se um para passar para um grupo que já tivesse... outro cabeça-de-série. Não sei é por que razão as outras federações não se mexeram...
O azar foi para a Inglaterra, que acabou por ficar com o Uruguai e a Itália. Um grupo na gíria chamado como "grupo da morte", ou seja, à partida, um dos grandes não se pode apurar.

O morto natural do grupo seria a selecção mais fraca - a Costa Rica.
Acontece que... a bola é redonda, a Costa Rica ganhou ao Uruguai, no primeiro jogo, e acabou de ganhar agora à Itália.
Conclusão: o morto natural é o mais vivo do grupo, a Inglaterra já pode fazer as malas porque está eliminada, a Itália e o Uruguai vão disputar um duelo e a equipa que perder vai para casa.

O meu ponto de simpatia pela Costa Rica vem do facto deste país não ter exército, o que está consignado na sua Constituição, aprovada em 1949. A ordem pública é garantida pela Guarda Civil, nos meios urbanos, e por guardas rurais, na província.
Localizada numa região nem sempre muito pacífica e em que o exercício da democracia não tem sido fácil, a Costa Rica é (parece-me ser) um país tranquilo.

Em 1969 foi assinado na sua capital, S. José, pelos países da Organização dos Estados Americanos, um tratado de protecção dos Direitos Humanos, o chamado Pacto de S. José da Costa Rica, que entrou em vigor em 1978.
Certamente por todas estas tendências, Milton Nascimento e Fernando Brant escreveram Coração Civil, canção integrada no álbum Caçador de Mim.

São José da Costa Rica, coração civil
me inspire no meu sonho de amor Brasil
se o poeta é o que sonha o que vai ser real
bom sonhar coisas boas que o homem faz
e esperar pelos frutos no quintal

Assim o futebol nos leva à música.


Quero a utopia, quero tudo e mais


Sem comentários:

Enviar um comentário