"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 27 de junho de 2014

800 anos de Língua Portuguesa (mas também de dívidas e de abusos)

Há quem comemore os 800 anos da Língua Portuguesa.
Há quem conteste a data e, sobretudo, a pertinência do evento, entrando por considerações mais substanciais:
«Quando a investigação científica séria em Portugal está subfinanciada, especialmente nesta área das Humanidades, não têm vergonha cívica de apoiar iniciativas diletantes?»
Prof. Ivo de Castro, Catedrático da Fac. de Letras de Lisboa

Fora isso (que não deixa de ser pertinente) e o atentado à língua portuguesa que é o chamado acordo ortográfico, todos reconhecem que a língua é o resultado de um longo processo e que a escrita apenas a fixa após muitos anos de maturação oral.
A data é boa para lembrar o elemento primeiro do nosso património cultural. Haja memória e capacidade para outras alembraduras e vistas mais largas sobre o nosso património.

Os 800 anos são os do testamento de D. Afonso II - 27 de Junho de 1214 -, rei temente da morte e do que pudesse acontecer à sua alma, mas que não deixa de falar no proveito dos seus vassalos (depois dos de sua mulher e seus filhos).

Testamento de D. Afonso II

Documentos mais antigos em português também os há, mas não com o mesmo carácter oficial que o testamento.
Não deixa de ser curioso que um desses documentos, Notícia de Fiadores, datado de 1175, discrimine as dívidas de um tal Pelágio Romeu.
Outro, da mesma época que o testamento de D. Afonso II, Notícia de Torto, é um relato de D. Lourenço Fernandes da Cunha, fidalgo da região entre Braga e Barcelos, das malfeitorias (o torto) - perseguições, violências e roubos - que sofreu da parte de Gonçalo Ramires e respectivos filhos (que ainda seriam parentes dos Cunhas).
Ah! Os ilustres Ramires (esses de quem o Eça se terá lembrado)... Feitos, possivelmente, com o rei, o anterior (D. Sancho I), de quem aquele fidalgo também se queixou, pois terá mandado destruir a torre do solar da Cunha, a sede da família. Mas isso está noutro documento, parece que um rascunho não datado.

Notícia de torto

Uma conclusão que podemos tirar é que, ainda Portugal mal nascera e o português mal se escrevia, já as notícias davam conta de coisas tortas - dívidas e abusos de poder.
Se alguém se lembra - e o actual Governo é perito em alijar responsabilidades - ainda vão culpar o tal Pelágio Romeu da dívida (pública ou externa).


O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:

Sem comentários:

Enviar um comentário