"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 1 de junho de 2014

Porque o violoncelo é assim... um contrabaixo mais pequeno!...

Isto do Dia da Criança...
Comprar um disco para o meu sobrinho... a caminho dos 4 anos (de pequenino é que...)...
Formar um ouvinte atento...
Há aquela colecção engraçada da Companhia Nacional de Música, O meu primeiro disco de... Piano, Ópera, Mozart...
O rapaz, apesar das fraldas, parece que gosta.

Disseram-me que aprecia os sons dos instrumentos e que se fixou... no contrabaixo, certamente para contra(riar).
Mas não há O meu primeiro disco de contrabaixo. Os senhores, na discoteca, riram-se...
- Gosta de contrabaixo? (mais risos)
- É um pouco forte... (mais risos, ainda)
- Não há um grande repertório para contrabaixo...

Bottesini
Aconselharam-me um compositor que não conhecia: Giovanni Bottesini, nascido em Crema (na região da Lombardia), em 1821. Ignorância minha, que o homem, decididamente - a julgar pelo que li e pelas caricaturas - era um virtuoso no contrabaixo.
Na continuidade da minha ignorância, comprei 2 CDs com obras do ilustre cremonese (entre um lote ainda vasto de discos) por "instinto", em função do acompanhamento - piano, violino, clarinete, orquestra...

Mas, para o Francisco (o meu sobrinho)... comprei O meu primeiro disco de violoncelo.
Ele ainda não sabe (também não sabe ler, pelo que não será por este post que ele saberá!).
Espero que goste. O violoncelo sempre é mais suave, mais doce do que o contrabaixo. E um pouco mais pequeno...

Quanto ao Bottesini... Está mais para o tio.



Sem comentários:

Enviar um comentário