"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 13 de outubro de 2013

A escola e o seu espírito

A propósito das comemorações do 40.º aniversário da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama.

«De facto, uma velha propensão, a que há-de atribuir-se, pelo menos, um valor de instinto, leva-nos a pedir-lhe [à História] os meios de orientar a acção; (...) não é verdade que para agir avisadamente é necessário, primeiro, compreender?»
Marc Bloch, Introdução à História

Actividade das comemorações do 25.º aniversário
da instalação da Escola Paulo da Gama na Amora
(escolhi esta foto pelo lema e pela presença, nos extremos da mesa,
dos Antónios - Jesus, à esq.ª, e Veríssimo, à dt.ª)

E a festa fez-se.

Vamos traçando caminhos e acreditando que o trabalho que se está a fazer vai por aqueles que são os certos.
Acreditando que há o que se pode chamar um espírito, criado pela história, pelas muitas experiências-vivências que o tempo sedimentou. E que o espírito resiste, mesmo que o tempo (e algumas opções desajustadas) tenham criado uma pátina que nem sempre permite ver o seu brilho.
E o espírito é fundamental. É ele que dá identidade à escola. E só uma escola com identidade, que se conheça (e reconheça) pode definir e trilhar racional e cabalmente o seu rumo.

Penso que a festa que fizemos deu uma boa ajuda na recuperação do espírito, da identidade.
Como escrevi algures, estou "feliz por ter reencontrado aqueles que, em grande parte, são responsáveis pelo lugar de vício, por esse antro de perdição que é a escola". A minha escola.

Fica claro por que razão continuo a fazer, todos os dias, hora e meia de caminho para um lado, hora e meia de caminho para o outro.
É o espírito "da coisa" - a alma de que precisamos para viver.
Como é que eu posso viver sem isso?


P.S. - A única entidade convidada que não se fez representar na festa de aniversário da escola foi o Ministério da Educação. Penso que ficámos todos mais felizes com isso. De um Ministério como o actual não precisamos.


5 comentários:

  1. A comemoração do 40º aniversário da Escola Básico 2º e 3º Ciclos Paulo da Gama e o convite que me foi feito fez-me relembrar aquilo que fui e aquilo que sou, o que podia ter feito de melhor e os erros que cometi.

    Hoje consigo olhar para trás e dizer errei ali, mas com esses erros eu aprendi, cresci e hoje consigo lutar por um futuro melhor.

    É bom recordar os bons momentos passados e tentar fazer com que o amanhã possa ser igual ou melhor. Lutando conseguimos, revivendo conseguimos é preciso é manter o gosto, a dedicação e o bom convívio.

    Um abraço de um aluno que vê a Escola todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço, Nuno.
    Obrigado por estares aqui e teres estado lá.

    ResponderEliminar
  3. Segundo as palavras de Vitor Espadinha recordar é viver, e nada melhor do que recordar bons momentos vividos com pessoas que nos fizeram crescer e com as quais adorámos partilhar momentos.

    Obrigada por ter feito parte dos meus momentos professor Carlos e da minha, para sempre, turma 5º2 - 9º2 :)

    Orgulho-me imenso de ter andado nesta escola, de ter conhecido quem conheci, e de lá ter sido uma criança feliz :)É quase de lágrima no canto do olho que me recordo do que se passou há pouco tempo atrás mas que, para mim, me parece que passou já uma vida inteira...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado à "Unknown" (que reconheço).
    Também tu fizeste (e fazes) parte dos meus momentos.
    Foram alunos como os da tua turma e de outras que tive a sorte de conhecer que também me fizeram crescer e ser a pessoa e o professor que sou.

    ResponderEliminar
  5. Oh, fiquei "Unknow" e nem dei conta!
    E acabei de descobrir que tenho um perfil num site de blogs e nem sabia :)

    :) Um grande beijinho professor Carlos :)

    ResponderEliminar