"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Antes atropelado do que atropelador

«Sempre me recusei a "tirar carta", o ideal supremo de muita gente que fundamenta no automóvel uma espécie de aristocracia especial. O motivo desta minha atitude de "espírito de contradição ao tempo" deve-se, sem dúvida, à minha completa ausência de domínio dos nervos, além da perfeita inabilidade de lidar com máquinas e matérias práticas. Mas costumo dourar estas fraquezas com o argumento humanitário e sedutor de desejar poupar os meus conterrâneos às proezas irresponsáveis do assassino de calamidade pública que trago na pele.
Antes atropelado do que atropelador - eis a divisa a que me conservo fiel há anos sem fim e, já agora, me parece tarde para trair.»
José Gomes Ferreira, Coleccionador de absurdos


Encontrei uma ilustre alma gémea.


Sem comentários:

Enviar um comentário