"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Rádio Clube Português - as origens na Parede

Uma pessoa mete-se na net e depois... não desgruda. Isto é como as cerejas.
A propósito da história da rádio em Portugal, encontrei a referência à estação que deu origem ao Rádio Clube Português (RCP). Sabia que o RCP tinha tido estúdios na Parede, mas não sabia que o seu nascimento tinha sido mesmo aqui, quase ao lado.

Jorge Botelho Moniz
na CT1DY (1928)
Rádio Clube Português foi a designação criada em 22 de Novembro de 1931, depois de se ter chamado CT1GL - Rádio Clube Português. Antes teve a designação de CT1GL - Rádio Clube da Costa do Sol (1931), que sucedera a CT1DY - Rádio Parede (1930) e, antes, apenas CT1DY (1928), quando era um pequeno posto emissor, fundado por Alberto Lima Bastos e Jorge Botelho Moniz, que trariam muitas inovações para o meio radiofónico português.

Quando foi criado o emissor, em 1928, a capacidade de transmissão era tão reduzida que, ironicamente, diziam ser a estação oficial do "Estado Livre de Parede e Galiza".
Inicialmente, os horários de transmissão eram um "pouco" reduzidos: 3.ª e 5.ªs feiras, das 22.30 h às 00.30 h, e Domingos, das 15.00 h às 18.00 h e das 22.30 h às 00.30 h.

No tocante ao crescimento do RCP, que terá alguma relação com a proximidade de Botelho Moniz ao novo regime... isso já é ir muito longe. Eu não queria sair da Parede...

Rádio Clube Português - emissores na Parede (anos 50 do século passado).
Deixaram de funcionar em 1966


Sem comentários:

Enviar um comentário