"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 2 de dezembro de 2012

Historiando

Não posso deixar de ficar satisfeito pelo facto de o Historiando, blog irmão sobre História, especialmente dedicado aos meus alunos de HGP, ter passado hoje as 100 mil visitas - assisti ao evento e gravei-o para a posteridade, conforme se pode ver. A posteridade não sei se se conseguirá ver...
Quando comecei, não imaginava que estes números fossem possíveis. Agora penso que a afluência ainda podia ser maior, sem dificuldades, se os alunos dos primeiro e terceiro anos do blog tivessem... "puxado mais a carroça". Em contrapatida, o entusiasmo foi maior com turmas como o 6.º 6 e o 6.º 10 de 2010-2011, a quem devo a continuidade da ideia.
Da mesma forma que os professores devem procurar motivar os alunos, os alunos conseguem (ou não) motivar os professores.


Também é verdade que a qualidade podia ser maior, se o entusiasmo fosse mais constante e o tempo fosse mais elástico.
O que não deixa de ser real é a curiosidade das pessoas pela História: para além de alunos, o caso dos adultos que passam pelo blog, que o vão seguindo ou deixam alguns comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário