"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Desqualificar

Uns procuram classificar, outros desqualificam (por ignorância, desprezo ou algo semelhante).


É o facto de existir uma Casa da Música, Serralves ou outros pequenos tesouros (por vezes pouco conhecidos, como as casas-museu Guerra Junqueiro e Marta Ortigão Sampaio) que me leva a mim, lisboeta, e certamente a muitas outras pessoas, à cidade do Porto.

Há fundações e fundações, com diferentes objectivos e formas de funcionamento. Os cortes não podem ser cegos, indiferentes ao valor de cada um dos projectos. A cultura não pode ser o parente pobre de um país governado por gente que vive centrada, unicamente, nos números dos défices.
Pobres, culturalmente pobres, são esses que nos (des)governam e nos fazem perder a alma.

«Um país será tanto mais rico, quanto mais rica for a sua cultura.», lembrava há dias Antero Braga, o livreiro da Lello.
Voltando a Mário de Carvalho, que já aqui citei, «(...) estas pessoas [os governantes] não têm a noção do bem comum, do interesse público. Não faz parte dos seus quadros mentais. Não quer dizer que Passos Coelho seja um mau rapaz, mas o percurso desta gente é de quem vive de expedientes e está atrelado a interesses. Gostava de ser governado por homens livres. Nunca vi as coisas tão degradadas.»

Quem nos (des)governa nem sequer percebe que o investimento na cultura tem retornos (vários), de que todos podemos sair enriquecidos a diferentes níveis.
O Estado tem obrigação de preservar aquilo que é o nosso património colectivo, a nossa identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário