"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Árvores que dão pássaros

Às vezes há dias... daqueles dias que não deviam acontecer.
Às vezes pergunto-me o que anda um professor a fazer. Cada vez mais frequentemente. E essa frequência começa a preocupar-me.
E há cada vez mais dias assim.

Mas às vezes há qualquer coisa de diferente nos dias que não deviam acontecer.
E às vezes esses dias têm um clique que os põem como deviam acontecer.
Esse clique pode ser a luz do fim da tarde junto ao rio, umas palavras que se trocam... os pássaros que enxameiam as árvores e enchem o ar. Serão estorninhos?



Estorninhos malhados no Cais do Sodré

"Eu amo as árvores principalmente as que dão pássaros", escreveu Ruy Belo (e eu já aqui reproduzi, porque há quem escreve aquilo que eu gostava de ter escrito).
É que gosto mesmo (das árvores, dos pássaros e do que algumas pessoas escrevem)!
E mesmo nos dias menos acontecidos os momentos assim podem voltar a acontecer.





Sem comentários:

Enviar um comentário