"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Banda União Musical Pessegueirense

 Difícil acreditar, mas, na rádio (Antena 2), ouvi a Banda União Musical Pessegueirense.

Pessegueirense por ser de Pessegueiro do Vouga. Procurei e descobri que esta banda já tem 145 anos, tendo sido fundada com o nome de Filarmónica Flor do Vouga, pelo pároco da freguesia de Rôge, Manuel Francisco de Amorim.
É uma das mais antigas agremiações musicais do distrito de Aveiro e foi classificada como Instituição de Utilidade Pública em 1984. Possui uma sala de ensaio, uma escola de música e um museu no Centro Social de Pessegueiro do Vouga.

Ouvi a execução de Ilhas de Bruma, gravação de um CD de 2001 (Allegro), música que evoca os Açores, o que também teve o seu efeito na atenção que dei à Banda.

O nome de Pessegueiro do Vouga também me faz lembrar a viagem que fiz no "Vouguinha", de Viseu a Aveiro. Não me esquecerei dos "abanões" da carruagem ao longo da viagem, a impressionante velocidade média de 30 Km/hora e o tempo de espera na estação intermédia de Arcozelo das Maias. Magnífico nome!
O que sabe a Troyka destas coisas, ou o próprio Governo, ou a própria administração da CP, para acabarem com estas linhas do interior de Portugal? 


Sem comentários:

Enviar um comentário