"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A gramática da moda

Encomendei uma gramática prática da Língua Portuguesa (não gosto das que não são práticas!...), conforme o novo programa e o acordo ortográfico.

É o último grito da moda em gramáticas: já tem os complementos oblíquos. Faltam-lhe os perpendiculares e os paralelos...
O meu receio é que os alunos, ao traçarem-lhe a bissectriz, a achem secante e lhe façam uma tangente em direcção ao infinito.

Já não bastava o (des)acordo ortográfico!
Mas, como diz a Cecília, “esta é a moda Outono/Inverno”. Lá para a Primavera/Verão, parece que o ministro quer novos programas e a gramática também “poderá ir com os porcos”, como se costuma dizer.
E nós dançamos conforme a música.

 
José Mário Branco, Ao vivo (1997) - o som é que é mauzinho!

Ai, as palavras estão em crise
E não é só pelo que elas querem dizer
Ai, as palavras têm raízes
Que começam no som que elas estão a perder

(...)

Não faz sentido que as palavras
Percam música na música que aparecer
Ai, o sentido que é perdido
É o ouvido que as palavras estão a perder

José Mário Branco


1 comentário:

  1. Há 5 anos atrás, no inicio do 12º ano tive de comprar uma gramática porque nesse ano, a gramática para o exame nacional mudou! Andei a estudar aquilo durante meses para se chegar às vésperas do exame e ter-se "cancelado" aquela gramática! Mais dinheiro para o lixo, mais árvores cortadas e mais um livro que não sei que lhe hei-de fazer e que está guardado no armário...

    ResponderEliminar