"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Centenário da batalha de La Lys

«Está amanhecendo e um nevoeiro bastante espesso ensombra os vultos das casa ainda adormecidas (...) Subitamente a artilharia desperta ao longe. O seu rumor avoluma-se e torna-se dentro em pouco como o marulhar de uma onda brava batendo a rocha sem descanso. O longínquo horizonte ilumina-se sucessivamente (...) Os nossos ouvidos afeitos a tais tempestades reconhecem que esta é a maior de todas.»
André Brun, A malta das trincheiras



«Ao caminhar, da retaguarda cá para as linhas, atravessam-se todos os círculos da agonia até parar nestas planícies da morte. São as aldeias desmanteladas - casas mortas com as órbitas vazias e espigões de madeira fracturados em ruas cemiteriais; depois as zonas, onde a artilharia ligeira se esconde e troveja; agora os campos, eriçados de arame farpado, panos de paredes carcomidas, e granadas rebentando; enfim a terra cava-se, mergulhamos no chão: estamos nas trincheiras.»
Jaime Cortesão, Memórias da Grande Guerra (1916-1919)


Sem comentários:

Enviar um comentário