"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 8 de novembro de 2015

Sam Shaw - 60 anos de fotografia


Uma surpresa de exposição, por ter ido - levado, levado sim (felizmente!) - sem antes me ter informado sobre o fotógrafo em questão.
Sam Shaw nasceu em 1912, tendo falecido em 1999. Na vida, entre as muitas variadas coisas que fez, fotografou extraordinariamente durante seis décadas.
O cinema e as suas estrelas foram tema recorrente do seu trabalho, mas também músicos, escritores, pintores, os movimentos anti-apartheid e anti-guerra do Vietname, viagens (nomeadamente, Paris - local de rodagem de filmes de que foi produtor - e Espanha), etc.

É de Sam Shaw a célebre fotografia de Marilyn Monroe sobre o respirador do metropolitano, com as saias esvoaçando... Foto "ensaiada" e usada em O pecado mora ao lado (1954).



As filhas e a neta fundaram o Shaw Family Archives, com o objectivo de preservar e promover a notável colecção das suas fotografias.
O Centro Cultural de Cascais foi o primeiro local na Europa a expor uma selecção de mais de 200 fotografias de Sam Shaw.








Sem comentários:

Enviar um comentário