"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 15 de novembro de 2015

Prémio do Vaticano para o Campo Arqueológico de Mértola

O Campo Arqueológico de Mértola (CAM) recebeu, na semana que passou, o prémio das Academias Pontifícias do Vaticano pelo trabalho que tem dedicado aos primeiros séculos do Cristianismo, fruto das campanhas arqueológicas conduzidas ao longo dos 40 anos de vida do CAM.
Representantes do Vaticano já se tinham deslocado a Mértola para se inteirarem do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos e outros investigadores portugueses.


Os estudos centram-se num "período escuro" (pelo desconhecimento) da nossa História, na opinião do arqueólogo Cláudio Torres, o director do CAM.
A curiosidade das descobertas é o facto de as conclusões apontarem, não para uma ruptura na comunidade provocada por uma grande invasão árabe, para um processo de conversão dessa comunidade, cristã, ao islamismo.

O cristianismo das primeiras comunidades cristãs de Mértola, marcado pela presença das seitas cristãs monofisitas (não seguidoras do cristianismo de Roma), e o islamismo teriam semelhanças que facilitaram essa conversão. Cláudio Torres falou num culto religioso paralelo e que tinha lugar no mesmo templo - haveria um mundo cristão/muçulmano muito ligado, como o provam os testemunhos arqueológicos.
«(...) a arqueologia, habitualmente, fala mais verdade do que os livros.» (Cláudio Torres)

Segundo baptistério encontrado em Mértola (a 50 m do primeiro e, também,
dos princípios do Cristianismo - finais do séc. V e início do séc. VI),
o que indicia a existência de mais do que uma comunidade cristã.

Que a distinção do Vaticano funcione como um estímulo ao trabalho dos investigadores, já que os apoios necessários ao desenvolvimento do seu trabalho não têm existido por parte do Governo, segundo disse Cláudio Torres.


Sem comentários:

Enviar um comentário