"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Júlio Resende: “Para mim, pintar é respirar”

«Eu sou aquilo que faço e pinto. Sou expressionista. Uma pessoa é expressionista porquê? Porque exalta certas coisas e desinteressa-se por outras. Começo sempre a trabalhar sem saber muito bem aquilo que vou fazer. Gosto muito do meu instinto, daquilo que vem e que depois controlo. (...) Em devido tempo, a reflexão vem ao de cima.»









«Acho que as coisas têm de ter sempre um certo mistério, porque é isso que as torna fascinantes e as faz levantar inquietações que fazem sofrer um bocadinho. (...)
Eu gosto muito das coisas que não se vêem todas, que não são totalmente perceptíveis.»

Júlio Resende (1917-2011)

1 comentário: