"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 30 de junho de 2024

Manuel Cargaleiro (1927 - 2024)

Faleceu Manuel Cargaleiro.

«Comecei a minha vida de artista como ceramista e sou ceramista mesmo quando faço pintura a óleo. Não consigo imaginar uma coisa sem a outra. As minhas duas práticas, claro que se influenciam mutuamente. Não posso esquecer todos os meus conhecimentos sobre a história da faiança ou sobre a decoração mural quando pinto, assim como não esqueço a minha cultura pictórica quando crio em cerâmica. Está tudo muito ligado, e é isso que constitui a minha especificidade.»

Mural na estação de metro Champs-Elysées Clémenceau, inaugurado em 25 de Novembro de 2019.

Museu Cargaleiro (Castelo Branco) - edifício do Solar dos Cavaleiros

Museu Cargaleiro (Castelo Branco) - edifício contemporâneo

Museu Cargaleiro (Castelo Branco)

Centro de Artes Manuel Cargaleiro (Seixal)

Centro de Artes Manuel Cargaleiro (Seixal)



Sem comentários:

Enviar um comentário