"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

domingo, 7 de agosto de 2022

Caetano, um jovem de 80 anos

«Canto desde pequeno, acho normal. Tenho uma canção em que falo: "Minha mãe é minha voz". Quando eu mais me identifico com a minha mãe é quando canto. Aquela sensação de doçura de viver, consigo sentir no canto. E sei que vem do jeito de minha mãe cantar. Tenho a impressão de que a coisa mais feminina em mim seja isso. Mas aquela felicidade suave, não tenho. Sou muito parecido com meu pai, que era um homem racional, com muito senso de justiça. Ele sempre parecia estar bem, mas era um homem angustiado. Tinha as responsabilidades de tocar o que acontecia na casa, tanto o andamento moral como o esteio económico. Tinha responsabilidades sobre as coisas do mundo, decidir suas opiniões políticas, ideológicas. Minha mãe não tinha nada disso. Minha mãe simplesmente gozava a existência.»


"Caetano é a pura música, a pura poesia, a pura existência, suave e angustiada."


Sem comentários:

Enviar um comentário