"Quando todos os cálculos complicados se revelam falsos, quando os próprios filósofos não têm nada mais a dizer-nos, é desculpável que nos voltemos para a chilreada fortuita dos pássaros ou para o longínquo contrapeso dos astros ou para o sorriso das vacas."
Marguerite Yourcenar, Memórias de Adriano (revista e acrescentada por Carlos C., segundo Aníbal C. S.)

sábado, 16 de março de 2019

Manuel Cargaleiro


Manuel Cargaleiro completa hoje 92 anos de vida.

O artista está presente no concelho do Seixal, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, desenhada por Siza Vieira, nos jardins da Quinta da Fidalga (Seixal).

Fotografia de João Morgado, aqui


Fotografia de Luís Eme, aqui

A margem sul do Tejo tem agora uma pe�a de arquitectura assinada por um Pr�mio Pritzker. Trata-se da Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que �lvaro Siza desenhou nos jardins da Quinta da Fidalga, no Seixal.

Com 500 m2 o maior desafio, confidenciou ao CONSTRUIR Siza Vieira, foi mesmo o de encontrar o lugar ideal dentro da Quinta para o edif�cio, uma vez que a ideia era a de que pudesse se
O edif�cio "enquadra-se bem" na sua envolvente, refere Siza, assumindo contudo que possam existir opini�es contr�rias. �lvaro Siza explicou que as salas expositivas se desenvolvem em torno de um p�tio e que o facto de o Museu n�o ter grande profundidade faz com que seja poss�vel ser iluminad








O projecto expositivo, tamb�m � da autoria do arquitecto, que n�o quis expor os azulejos nas paredes como pinturas, tendo por isso criando umas estruturas em madeira q
Antecipando a pergunta, "como � que se desenha um museu para o Mestre Manuel Cargaleiro e no edif�cio n�o aparecem azulejos?", �lvaro Siza explicou que "a condi��o mais necess�ria num museu contempor�neo � a ruptura �s m�ltiplas actividades que v
Amigos de longa data, Siza Vieira e Manuel Cargaleiro mostraram-se satisfeitos e orgulhosos desta "parceria" que ambiciona ser a sede de um centro de forma��o profissional, principalmente dedicado � cer�mica, ao projecto de azulejos para arquitectura e � marcenaria.
Manuel Cargaleiro classificou o edif�cio de "monumental", ainda que pequeno em metros quadrados e deixou o desejo de que "as pessoas que o visitarem saibam compreender a sua beleza".
Segundo explicou o presidente da C�mara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, ao CONSTRUIR, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro � o ponto de partida e a montra principal de um projecto pensado para toda a Quinta que inclui a cria��o de ateliers e espa�os oficinais.�De acordo com Joaquim Santos, este � tamb�m o momento de colocar o Seixal na rota do Turismo Cultural e de Arquitectura.
A Oficina de Artes Manuel Cargaleiro abre com a exposi��o "A Ess�ncia da Forma", que re�ne trabalhos de Manuel Cargaleiro e trabalhos em azulejo de Siza Vieira, revelando um lado menos conhecido do arquitecto e que ter�o neste espa�o um lugar de destaque.
Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que �lvaro Siza desenhou nos jardins da Quinta da Fidalga, no Seixal.
Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que �lvaro Siza desenhou nos jardins da Quinta da Fidalga, no Seixal.Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que �lvaro Siza desenhou nos jardins da Quinta da Fidalga, no Seixal.Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que �lvaro Siza desenhou nos jardins da Quinta da Fidalga, no Seixal.
Oficina de Artes Manuel Cargaleiro que �lvaro Siza desenhou nos jardins da Quinta da Fidalga, no Seixal.



Sem comentários:

Enviar um comentário